A título de reflexão e recomendação semanal da nossa consultoria, avaliando a performance do início da safra 2024/2025 (julho e agosto) no tocante à disponibilidade de crédito e liberações observa-se uma queda de aproximadamente 40% quando comparado ao mesmo período de 2023/2024 (julho e agosto).
No estado de São Paulo, as liberações representaram aproximadamente 10% , uma queda quando comparado ao ciclo anterior de aproximadamente 42%.
Destaque para a retração na agricultura dos produtores que não se enquadram no PRONAF, PRONAMP, que denominamos agricultura empresarial.
A performance demonstra uma certa atenção pois podem estar atrelados não somente ao não apetite das Instituições Financeiras, embora a aplicação seja necessária e regulatória, como também melindre tanto das mesmas como dos próprios produtores que estão vivenciando momento desafiadores como o clima, especificamente em SP e no Centro Oeste, as queimadas , umidade relativa do ar baixíssima, falta de chuvas, preços das principais commodities com suas margens relativamente apertadas.
Os produtores apresentam uma apreensão e sem apetite e disposição na tomada de créditos de longo prazo para investimentos fixos, semifixos , máquinas, equipamentos agrícolas, sistema de irrigação e armazenagem.
Também atentarmos ao comprometimento financeiro que começa a ficar exposto pelos seus valores relevantes.
Os números acima foram extraídos do boletim do departamento Econômico da FAESP.
A DSOF Consultoria – Studio Agro é uma empresa especializada em planejamento financeiro e gestão para o agronegócio. Atuamos com foco em produtores rurais e empresas da cadeia produtiva do agronegócio, oferecendo soluções personalizadas e inovadoras para seus desafios.