O agronegócio é um setor que enfrenta muitas incertezas e instabilidades, mesmo quando o mercado atinge picos, como aconteceu com a soja, o milho e a carne bovina. É importante entender que esses resultados são momentâneos e que o mundo está atento à necessidade de alimentos em nível mundial.
O Brasil é um grande exportador de proteína animal e de grãos como soja e milho, mas o produtor rural absorve muito pouco desse sucesso de mercado. O alto custo de produção cria barreiras para outros países que poderiam ser compradores do Brasil. Além disso, os bons resultados ficam dentro dos frigoríficos e o pecuarista não vê os resultados.
É importante considerar a estabilidade e o equilíbrio a partir do básico bem feito, em vez de apenas focar nos resultados finais e criar um marketing em cima deles. Isso acaba esquecendo principalmente do produtor rural e do setor primário. É preciso ter responsabilidade e uma atitude digna para com o agronegócio, em vez de apenas viver de resultados fantasiosos que escondem os problemas do setor.
Veja o quadro Bastidores da Pecuária completo com comentários de Celso Ricardo no vídeo abaixo: