A MetSul Meteorologia emite um alerta para um novo episódio de chuva abundante que está previsto para ocorrer no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina entre quarta e quinta-feira. Há previsão de acumulações de precipitação bastante elevadas em algumas áreas, com volumes que podem ser equivalentes à média mensal em pontos isolados de ambos os estados. Este será o terceiro episódio de chuvas intensas neste mês de outubro na região sul do Brasil. Essas chuvas são resultado da intensificação de uma frente fria sobre a região, impulsionada por uma massa de ar frio fora do comum para esta época do ano, vinda da Argentina e que já provocou nevascas na Patagônia.
A partir do início da quarta-feira, nuvens carregadas começarão a se formar no oeste do Rio Grande do Sul, e ao longo do dia, a nebulosidade se espalhará por grande parte do estado, trazendo chuva para todas as regiões. A instabilidade deve ser mais intensa do centro em direção ao norte do estado durante a quarta-feira, especialmente à tarde e à noite. No entanto, já de manhã, pode haver chuvas fortes em algumas áreas do oeste até o centro do estado. Na capital, Porto Alegre, por exemplo, a chuva pode começar pela manhã, após um amanhecer ensolarado, mas a instabilidade mais significativa é esperada para a tarde e noite.
Em relação aos riscos associados a essas chuvas, é possível que rios que estavam em processo de redução do nível voltem a subir, embora não se espere que atinjam as cotas máximas registradas no início da semana na maioria das cidades que enfrentaram inundações ou ainda estão sob risco de enchentes. As chuvas moderadas a fortes em alguns momentos ainda podem causar alagamentos em áreas urbanas e rurais. Com o solo já saturado de umidade devido às precipitações recentes, existe o risco de deslizamentos de terra e quedas de barreiras devido a esse novo episódio de chuvas.
Fonte Metsul