Boi gordo com especialista em economia agropecuária – Tiago Bernardino, do CEPEA
China importa quase 50% de toda carne exportada pelo Brasil
As exportações vieram firmes e tivemos uma guinada, batendo recordes de exportação. No acumulado do ano foram mais de dois milhões de toneladas exportadas até agora, tendo nesse mês 251 mil toneladas em natura.
A China registrou o segundo maior volume de compras da história, tendo 10% a mais que no mesmo período do ano passado, com quase 1 milhão de toneladas. Praticamente 50% de tudo que exportamos vai para China, sendo nosso principal comprador. EUA também é destaque, em relação ao ano passado comprou quase 60% a mais.
O cenário doméstico ajuda também, a renda do brasileiro melhorou, havendo mais consumo. Além da competitividade muito boa dentro da porteira, temos os menores custos de produção tanto no pasto quanto no confinamento, junto ao cambio de dólar que ajuda a trazer mais competitividade.
Hoje o mercado busca uma afirmação em termos do que foram as vendas de carne no final de semana, geralmente é o que ocorre nas segundas e sextas-feiras. Tivemos uma melhora expressiva em setembro e começamos a semana em busca do ajuste entre a demanda e a oferta por parte da indústria e o pecuarista.