O mercado do boi gordo está sendo questionado, com testes de valores menores e pressão de baixa sendo observada. A programação de vendas no atacado diminuiu nos últimos dias. O mercado está de olho na evolução da oferta nas próximas semanas e meses, mas o momento atual é tipicamente de menor volume de vendas.
Ontem foi divulgado o segundo relatório de intenção do confinamento para 2023, que trouxe uma atualização dos números. Quando comparado com o mesmo relatório do ano passado, a expectativa para o volume de gado no Mato Grosso para o final deste ano é 4,5% menor do que era em julho de 2022. O principal motivo relatado pelos produtores é a preocupação com o preço do boi gordo, com 76,9% dos produtores se dizendo preocupados com esse fator.
A baixa lucratividade fica na segunda posição, com 17% dos produtores preocupados com esse componente. Políticas, insumos e economia têm cerca de 11-12% de preocupação entre os produtores. Outro ponto destacado pelo relatório é a expectativa de distribuição da oferta de gado. De acordo com o relatório, entre julho e novembro, a expectativa de oferta de gado confinado está relativamente estável.
No entanto, isso não significa que o mercado vai seguir na mesma tonalidade. É importante acompanhar como a demanda doméstica e internacional evolui nos próximos meses. A demanda doméstica está mais fraca agora, mas pode aumentar um pouco ao longo do segundo semestre. A demanda internacional tipicamente tem volumes melhores no segundo semestre. Também é importante acompanhar como o volume de fêmeas ofertadas vai se comportar na segunda metade do ano, uma vez que essas fêmeas têm sido um ponto crítico na precipitação do ciclo pecuário.
Veja o fechamento do Boi Gordo com Sérgio Braga e os comentários de Hyberville Neto no vídeo abaixo: