Mercado do café com Bruno Labs
O CEPEA do Arábica rompeu a casa dos R$ 2.000,00, e o Conilon se aproxima dos R$ 1.700,00. As indústrias estão preocupadas com a aceleração forte dos preços e o repasse dos mesmos.
Momentos extremos como este costumam ser um divisor de águas para o setor. Muitas empresas serão varridas do mercado por conta dessas altas, pois não se consegue liquidez para trabalhar em momentos como este; os aumentos são rápidos e a indústria não consegue acompanhar.
O produtor deve, sim, agradecer e festejar esses momentos, porém também deve se preocupar. Quanto mais empresas fecham, mais o mercado vai ficando dominado pelas grandes. Ou seja, o mercado de café vai ficando “na mão” de poucos, e isso não é bom em nenhum setor. Quando o mercado fica nas mãos de poucos, esses poucos passam a ditar as regras, e quem quiser “dançar” terá que se ajustar a elas. Caso contrário, vai vender para quem? Claro, estamos falando de um exagero, mas é algo bem possível de acontecer.
Aproveite as grandes oportunidades que o mercado está te dando, mas nunca se esqueça de que, para o mercado girar, todo mundo precisa ter liquidez.