Notícias da Soja com Vlamir Brandalizze
O cavalinho da Soja voltou
Hoje tivemos dois fatores importantes, a presença de compradores junto a China adquirindo soja, cerca de 330 mil toneladas negociadas, sendo um ponto de apoio importante para Chicago. Outro fator é o clima no Brasil, boatos de que as chuvas podem não começar no início de outubro, jogando o plantio para novembro ou dezembro, atrasando a janela de soja e causando estrago na safrinha, fizeram o mercado inflar.
Formadores de preço em alta
Coincidentemente nós temos três formadores do preço da soja em alta no dia de hoje, o que não é algo comum de se acontecer. Temos Chicago em alta com mais de vinte pontos, temos o dólar com meio ponto de alta e temos de cinco a dez pontos de alta nos prêmios. O prêmio para soja curta está no melhor momento do ano e o prêmio futuro também teve uma leve melhora, estamos com cotações de hoje e futuras de R$3 a R$5 melhor do que era na semana passada.
Centro-Oeste como ponto de apoio negativo
Quando as chuvas normalizarem o fator Centro-Oeste sai desta posição de ponto de apoio positivo e entra como ponto negativo, pois mesmo plantando em novembro a safra pode ser grande, o que temos que levar em consideração.
Soja com folego positivo
A soja se encontra com um folego positivo, mas como o dólar está em alta hoje é provável que o mercado comece a trazer liquidação em Chicago para gerar lucro. Como Chicago começou a semana forte, se amanhã não houver novas vendas, boa parte dos ganhos de hoje se perde, não avançando a alta do dólar.