China e EUA chegam a consensos básicos sobre lidar adequadamente com várias questões econômicas e comerciais importantes, diz representante de comércio internacional da China
Kuala Lumpur, 26 out (Xinhua) — A China e os Estados Unidos chegaram a consensos básicos sobre como lidar adequadamente com várias questões econômicas e comerciais importantes de interesse mútuo e, em seguida, passarão pelos respectivos procedimentos de aprovação internos, afirmou Li Chenggang, representante de comércio internacional da China no Ministério do Comércio e vice-ministro do Comércio, neste domingo em Kuala Lumpur.
Li fez as observações durante uma coletiva de imprensa após a nova rodada de conversações econômicas e comerciais entre a China e os EUA, realizada nos últimos dois dias.
Ao longo do último mês, aproximadamente, as relações econômicas e comerciais entre a China e os EUA passaram por algumas turbulências e flutuações, que chamaram a atenção do mundo, disse Li.
Ele disse que, desde as conversações econômicas e comerciais entre a China e os EUA em Genebra, em maio deste ano, a China seguiu rigorosamente os consensos alcançados em várias ligações telefônicas entre os dois chefes de Estado, implementou fiel e sinceramente os resultados das conversações econômicas e comerciais e protegeu cuidadosamente a relação de cooperação econômica e comercial relativamente estável e conquistada com muito esforço entre a China e os EUA.
Essas turbulências e flutuações não são o que a China deseja ver, observou Li.
Nos últimos dois dias, as equipes econômicas e comerciais da China e dos EUA participaram de discussões aprofundadas e francas sobre questões que incluíram as medidas da Seção 301 dos EUA sobre os setores marítimo, logístico e de construção naval da China, a extensão da suspensão de tarifas recíprocas, tarifas relacionadas ao fentanil e cooperação antinarcóticos, expansão do comércio e controles de exportação, disse Li.
Os dois lados realizaram discussões construtivas sobre soluções para abordar adequadamente as preocupações de ambos os lados e chegaram a consensos básicos, acrescentou ele.
O lado americano expressou sua posição de maneira dura, e o lado chinês permaneceu resoluto em salvaguardar seus interesses, disse Li.
Ele observou que, ao longo das conversações, as equipes econômicas e comerciais de ambos os países mantiveram o respeito mútuo e se engajaram em um diálogo em pé de igualdade.
Daqui para frente, os dois lados aprimorarão ainda mais a comunicação e os intercâmbios, trabalhando ativamente para promover um desenvolvimento mais estável e sólido das relações econômicas e comerciais entre a China e os EUA, disse Li.
Li também expressou seu agradecimento ao governo da Malásia por sua calorosa hospitalidade e pelos arranjos atenciosos como anfitriã.
