Pesquisar

publididade

Chuva começa a mudar o jogo no Sul e ganha força em grande parte do Brasil nos próximos dias

Compartilhe:

A previsão entre os dias 9 e 13 indica o início do retorno das chuvas ao Rio Grande do Sul, especialmente na região centro-sul do estado, a partir de terça e quarta-feira. O avanço será gradual e não resolve o déficit hídrico de imediato, mas representa um alívio importante para as lavouras mais castigadas.

Também há previsão de chuva para Santa Catarina, enquanto o sul e oeste do Mato Grosso do Sul seguem com volumes mais limitados. No Sudeste, forma-se um canal de umidade entre São Paulo, Triângulo Mineiro e Rio de Janeiro, com acumulados entre 50 e mais de 100 mm, o que pode atrapalhar a colheita em andamento.

No Nordeste, pancadas de chuva ganham força em Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba e Bahia, com melhora significativa ao longo dos próximos 15 dias. O mesmo vale para o Norte do país, com bons volumes no Amazonas, Pará e Amapá, inclusive na foz do Amazonas.

Entre 9 e 23, os modelos indicam chuvas generalizadas também no Sul do Brasil, alcançando Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além de Argentina e Uruguai, com acumulados que podem variar de 100 a 200 mm.

As anomalias de precipitação mostram redução do déficit hídrico no Sul, enquanto grande parte do país passa a operar entre normal e acima da média. Já as temperaturas, entre 9 e 18, ficam em geral abaixo do normal, sinal de maior nebulosidade e chuva. Antes disso, o Sul ainda enfrenta calor intenso, com máximas de 38 °C a 39 °C em pontos do oeste gaúcho, seguido de queda gradual na próxima semana.

Confira a previsão do tempo dos próximos 7 dias com o COSMO INMET, no T&D:

Compartilhe:

publididade

Deixe um comentário

publididade

Site protegido contra cópia de conteúdo

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h