A previsão do tempo entre os dias 10 e 14 indica uma retomada gradual das chuvas no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, onde já ocorrem pancadas isoladas. A instabilidade aumenta ao longo da semana, com melhor distribuição das chuvas entre quarta e o fim de semana, alcançando também Santa Catarina e Paraná.
No Sudeste, a chuva continua frequente em São Paulo e Minas Gerais, com volumes elevados no Sul e Oeste de Minas, após um período de acumulados acima de 300 mm em algumas áreas. Entre os dias 13 e 14, há previsão de trégua, o que pode favorecer atividades no campo.
No Centro-Oeste e Norte, os volumes seguem elevados, com destaque para Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e Mato Grosso, acumulando entre 50 e 100 mm, e picos superiores a 200 mm em áreas próximas à foz do Amazonas.
O Nordeste também apresenta avanço das chuvas, atingindo oeste da Bahia, Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco, inclusive em áreas onde o volume ainda é pouco comum para esta época.
Na tendência de médio prazo, entre 18 e 24, os modelos indicam chuvas acima da média em grande parte do país, consolidando a melhora no Sul. As temperaturas ficam abaixo da média na maior parte do Brasil, indicando mais nebulosidade e menos calor, com exceção do Sul, onde o calor segue dentro do padrão de verão.
Confira a previsão do tempo completa com Ronaldo Coutinho, no programa T&D:
