Previsão do tempo com Ronaldo Coutinho
Total de chuvas – 20 de setembro a 4 de outubro
Região Central e Sudeste
Nos próximos quinze dias há uma melhora significativa na parte central do país, principalmente no Mato Grosso, a partir do dia 27. Goiás e Tocantins também com boas chuvas no início de outubro. Mato Grosso do Sul, São Paulo e Triângulo Mineiro a chuva começa a voltar a partir do dia 28. Melhoras também na região do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Região Sul
Na região Sul muita chuva, principalmente no Rio Grande do Sul, o que atrapalha bastante o plantio da safra por conta do excesso de umidade. Santa Catarina também passa por uma situação parecida. Paraná e Mato Grosso do Sul seguem com uma boa condição.
Região Norte e Nordeste
Rondônia, Amazonas e sul do Pará seguem com melhoras. Chuvas no oeste e sul do Maranhão e chuvas leves no extremo oeste do Piauí e oeste da Bahia. Leve melhora no leste do Nordeste. Algumas chuvas perdidas no Maranhão que seguem em direção ao Rio Grande do Norte. No norte, Amapá e parte leste, norte e nordeste do Pará continua ruim para chuvas. Toda a divisa do Amazonas melhora e todo o centro-sul do Pará também melhora bastante, o que ajuda a controlar os focos de incêndio.
Anomalia das chuvas – 28 de setembro a 4 de outubro
Uma melhora significativa no mapa, quase o país inteiro de normal a acima da média, com poucas regiões abaixo, e melhoras significativas das condições de chuva a partir do dia 28 de setembro.
Anomalia/temperatura – 19 a 28 de setembro
A temperatura continua acima da média, um período muito quente principalmente na tarde de domingo (22) até quarta (25). Várias áreas de Tocantins, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Triângulo Mineiro, com máximas de 38°C a 42°C. O calor diminui apenas no início de outubro quando começam as chuvas. No Sul, calor também, até quarta feira (25), mas tendo uma queda brusca na temperatura de quinta para sexta, continuando no efeito gangorra.