T&D – Tempo e Dinheiro

publididade

Chuvas reduzem incêndios, aumentam umidade do solo e derrubam as temperaturas, informa R. Coutinho

Compartilhe:

Atualizações do clima com Ronaldo Coutinho (16/09/2024)

Nos próximos cinco dias teremos chuvas nas regiões de Roraima e Amazonas, seguindo com pancadas isoladas no oeste do Mato Grosso, e chuva no Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira, onde já temos uma condição melhor para o plantio.
No último fim de semana, na região centro-sul do país, tivemos uma boa chuva, com uma melhora na umidade do ar e do solo junto da diminuição dos focos de incêndio, trazendo um alívio no calor e na temperatura. No sul do país teremos uma chuva amena iniciando na terça-feira até quarta, seguindo com uma frente fria que avança para o Paraná até sexta-feira.
Em São Paulo e Rio de Janeiro podemos continuar tendo algumas chuvas durante a semana, já na área do café, no Cerrado mineiro, entre Mogiana e o Sul de Minas, teremos a partir do dia 18 o início das chuvas, que seguem também na região do Espírito Santo.
Na região Nordeste, seguindo o que vem acontecendo nos últimos dias, teremos pancadas isoladas de chuva em toda a faixa leste, todavia grande parte da região permanece com o tempo seco.
As chuvas vão melhorar gradativamente até o final de setembro, com melhores previsões para sul e sudoeste do Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e ao noroeste do Mato Grosso. Até o dia 30, teremos uma boa chuva ao sul e oeste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas e em toda orla do Nordeste. Começam a aparecer as primeiras pancadas no Tocantins, em Goiás e no Cerrado mineiro. Principalmente a região central do país que se encontra atualmente bem seca, terá uma melhora até o início de outubro.
A anomalia das chuvas nos próximos 15 dias é negativa, mas do dia 25 a 30 de setembro melhora bastante nas regiões de Amazonas, Acre e Rondônia, diminuindo a anomalia negativa na parte Central e Sudeste do Brasil e volta a melhorar na região Sul, tendo uma boa condição em relação ao mesmo período no ano passado.
Esta semana a temperatura permanece acima do normal em grande parte do país, um pouco mais fresco em sul e sudeste, com calor forte na região central e nordeste do mapa, porém reduzido em relação a semana passada em termos de área, sendo bom para o sistema elétrico, tendo uma diminuição nos picos de consumo.

Compartilhe:

publididade

Deixe um comentário

publididade

Site protegido contra cópia de conteúdo

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h