Mercado de commodities com Maurício Bellinelo
Espera das eleições
O mercado está na espera das eleições dos Estados Unidos que vão ditar o que irá acontecer daqui para frente no mundo dos investimentos. Dólar e commodities vão permanecer relativos até o resultado final.
Soja
Hoje 76% da soja importada da China vem do Brasil, apensa 18% vem dos EUA, isso começou em 2016 quando nosso país exportava cerca de 46%. Ou seja, o perfil de mercado da China no caso da soja já mudou, caso o Trump ganhe, para os Estados Unidos haverá mudanças, mas para nós pode ser que não tenha tanto impacto.
Dólar
O dólar é o ativo mais volátil no mercado brasileiro atualmente, se encontrando na faixa dos R$5,82. O produtor deve avaliar as suas decisões de travamento no mercado. É esperada uma série de novas medidas que vão aumentar a arrecadação e diminuir despesas ao redor no mundo.
Boi gordo
É um ativo de alto valor agregado e historicamente tem ciclos de queda quando o poder de compra é afetado, mas lembre-se que o ciclo da pecuária não vai em linha com o ciclo econômico. O boi é para fevereiro, então fique atento para o mercado nos próximos meses e não em demandas de longo prazo.