Confusão de conceitos.
A propriedade e o direito a ela, é um conceito legal.
A produção e geração de riqueza, é um conceito econômico.
São conceitos diferentes.
Quando se ouve governos de matriz ideológica mais a esquerda, falando sobre “função social” da terra, expropriando e distribuindo aos “pobres”, com o argumento de distribuição de riqueza e renda, estão confundindo conceitos.
Em primeiro lugar, eles não explicam bem o que significa “função social,” nem que tipo de propriedade está sujeita a essa subjetividade, e que tipo de produção caracterizaria que a propriedade está cumprindo a tal “função social”.
A geração de riquezas requer investimentos em produção, e a posse de um imóvel, que é um conceito legal, não gera, por si só riquezas, que é um conceito econômico.
São necessários investimentos para se produzir riquezas.
Os governos de matriz ideológica a esquerda não conhecem esses conceitos econômicos, e usam esse lugar comum, essa subjetividade da “função social” do imóvel, rural, ou urbano, e apoiam invasões do que eles chamam de reivindicações dos movimentos sociais.
Eles acham que empilhando gente humilde, de pouca instrução, em imóveis invadidos vai resolver o problema econômico dos mais pobres.
Não vai, simplesmente porque é necessário geração de riqueza para fazer justiça social, e o único caminho é o trabalho, é por meio de geração de empregos, que as injustiças, sejam elas de quaisquer natureza, começam a ser combatidas.
E governos não geram riquezas, e com assistencialismo dizem fazer justiça social tirando da sociedade cada vez mais dinheiro, e via endividamento e aumento de impostos, para suprir uma necessidade sem fim, com um recurso finito, que é o dinheiro, que não se multiplica sem trabalho e investimentos.
O dinheiro acaba, e as necessidades sociais continuam.
E os governos de matriz ideológica a esquerda, não conseguem enxergar algo tão simples, e acham que o estado pode prover a sociedade com interferências na economia, e estatizando a produção.
Não é que eles não queiram fazer, é que eles realmente não sabem entender conceitos básicos de economia.
E a prova cabal disso, é que o Brasil, fechou o ano de 2022 com superávit de aproximadamente 50 bilhões de reais, já está negativo em 235 bilhões de reais, e vai aumentar, obrigando a emissão de títulos e o endividamento, consequentemente alta nas taxas de juros, que obviamente trará redução na atividade econômica, queda de arrecadação, e todos sofrerão, aliás, recentemente o Brasil já vivenciou situação semelhante, com recessão, desemprego, e taxas de juros elevadas.
Só há um caminho para reduzir as injustiças sociais, que é geração de empregos, e a capacitação profissional com ganhos de produtividade.
O cidadão que está trabalhando, tem dignidade, os que vivem da esmola do assistencialismo, não.
O país precisa incentivar investimentos privados, diminuir o peso do estado nas costas da sociedade, facilitando contratações, e não tornando as economicamentes inviáveis.
E os caminhos tomados até agora pelo governo estão na direção contrária.
Infelizmente.
T&D
Uma resposta
PARABÉNS!
LIMPO & CLARO COMO “CÉU DE BRIGADEIRO”!