Combater as fake news, as milícias digitais, o discurso de ódio, defender o estado de direito e a democracia, são alguns argumentos usados pela situação, e que não resistem até a uma análise bem simples.
Simplória até.
Democracia significa sobretudo transparência, dar visibilidade ao ato público para que a população possa saber o que está de fato acontecendo.
Lisura e transparência não é, nem de longe o que acontece no Brasil de hoje.
Sigilo de 100 anos em determinadas ações nada republicanas do executivo, proibição de divulgação de quais foram os beneficiados em determinadas viagens (excursões) ao exterior.
Sigilo de processos que correm na Suprema Corte, cujos supostos réus não sabem sequer de que são acusados, pedidos de suspensão de opiniões em redes sociais simplesmente por discordarem e criticarem atos públicos duvidosos, impedimento de que advogados de defesa exerçam o direito constitucional da defesa oral do réu, ordens de prisões monocráticas em fase de inquérito, antes da fase processual, e processos cujas acusações não são sequer tipificadas no código penal brasileiro.
Como e onde, tais atos e decisões podem ser chamadas de democracia?
Que tipo de ser humano minimamente informado pode achar que isso é defender a democracia?
E quem pode apoiar tais atitudes, e chamá-las de democracia?
Onde estão os preceitos de transparência e lisura exigidos pela democracia?
Não existe absolutamente nada no Brasil de hoje que possamos classificar como democracia, no entanto, os que tomam decisões como estas, se arvoram em defensores da democracia, e classificam, julgam, condenam e prendem, sem direito de defesa aqueles que ousam discordar, e tudo, absolutamente tudo, passou a ser julgado como atos antidemocráticos.
Abolir o direito de defesa, cercear a liberdade de imprensa, perseguir jornalistas e veículos de comunicação, cassar e prender opositores políticos, no Brasil de hoje, foi rebatizado de democracia.
Se você está sendo amordaçado, julgado e condenado em absoluto sigilo e sem direito de defesa, saiba que é em nome da democracia brasileira atual.
Essa é a nova democracia de plantão no país.
Pobre Brasil!
T&D