A região sul do Brasil ainda enfrenta temperaturas baixas no Rio Grande do Sul devido à massa de ar frio predominante na região. As temperaturas se comportaram em grande parte do estado, variando entre dois e três graus. No entanto, a partir de amanhã, o frio começa a sair e as temperaturas aumentam.
A chuva acumulada durante a semana mostra que só deve voltar a chover na região sul do Brasil, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, na sexta-feira ou no final de semana. São esperadas chuvas intensas devido ao aumento de temperatura durante a semana e ao contraste com a formação de outra frente fria na sexta-feira. O acumulado de chuvas no Rio Grande do Sul deve chegar a 70-80 milímetros na parte sul e 20-40 milímetros na parte central, diminuindo para a parte norte até o Paraná. Também são esperadas pancadas de chuva e trovoadas, com possibilidade de vendavais.
No Mato Grosso do Sul, também são esperadas chuvas fracas no início da semana, assim como em São Paulo, principalmente na região norte e morgena, e no sul de Minas Gerais. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, também são esperadas chuvas isoladas. Na costa leste do nordeste, continuam as chuvas fracas, com acumulado de 20-30 milímetros em algumas áreas durante a semana.
Na região norte, não são esperadas chuvas significativas, exceto em Roraima e na parte norte e noroeste do Amazonas, onde o volume de chuvas pode chegar a 50-60 milímetros em algumas áreas. Na parte central do Brasil, predominam altas temperaturas e baixa umidade do ar, com temperaturas variando entre 38-39 graus principalmente no Mato Grosso e no Tocantins e umidade na faixa dos 20% ou pouco abaixo em Goiás, Mato Grosso e Tocantins.
No Mato Grosso do Sul, a umidade aumenta devido às condições de chuva na parte centro-sul. No interior de São Paulo, também há aumento da umidade do ar no início da semana devido às condições de algumas chuvas isoladas na região.
Veja o quadro completo do Clima & Agricultura com Francisco de Assis no vídeo abaixo:
