T&D – Tempo e Dinheiro

publididade

Ibovespa fecha em queda com Vale e Petrobras antes de decisão de juros

Compartilhe:

(INVESTING) – O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira, pressionado particularmente pelo declínio de Petrobras e Vale, em sessão também marcada por expectativas para o desfecho da reunião de política monetária do Banco Central.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,57%, a 121.248,39 pontos. O volume financeiro somou 23,2 bilhões de reais.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC anuncia na quarta-feira, após o fechamento do mercado, sua decisão sobre a Selic, atualmente em 13,75%. A perspectiva é de começo de um ciclo de corte, mas não há consenso sobre a magnitude.

De acordo com a sócia e especialista da Blue3 Investimentos, Bruna Centeno, há uma expectativa muito grande para a decisão do Copom, com a maior parte do mercado esperando um corte de 0,25 ponto percentual, mas alguns prevendo uma queda de 0,50 ponto.

“Todo mundo quer saber qual será o tom do Copom”, acrescentou.

O BC mantém a Selic em 13,75% ao ano desde setembro de 2022, quando interrompeu um agressivo ciclo de altas que tirou a taxa de uma mínima histórica de 2% — atingida em agosto de 2020, quando a economia sentia os efeitos da pandemia de Covid-19.

Pesquisa da Reuters com 46 economistas mostrou que 36 esperam que o BC cortará os juros básicos em 0,25 ponto, enquanto dez aguardam uma queda de 0,50 ponto. Na curva de DI, também não há consenso sobre o resultado da reunião.

Estrategistas do BTG Pactual (BVMF:BPAC11) avaliam que a perspectiva de o BC dar início a um ciclo de afrouxamento monetário neste mês pode impulsionar ainda mais as ações brasileiras. Em relatório a clientes, eles afirmaram que ainda há espaço para ganhos na bolsa.

Compartilhe:

publididade

Deixe um comentário

publididade

Site protegido contra cópia de conteúdo

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h