A Intercontinental Exchange (ICE), que opera os contratos futuros do café Arábica, referência global de preço para esse tipo de produto, mudará a forma como esses contratos são oferecidos nos próximos meses, segundo um comunicado divulgado ontem.
A bolsa informou na quinta-feira que deixará de oferecer o formato atual dos contratos futuros, cotados em centavos de dólar por libra-peso, mudando para preços em dólares por tonelada métrica.
O vencimento março de 2028 será o último no formato atual. Quando esse vencimento expirar, por volta de março de 2028, todos os vencimentos serão cotados em dólares por tonelada métrica.
“A bolsa planeja introduzir novos contratos futuros e de opções de café Arábica com preços em toneladas métricas ainda este ano”, informou o comunicado.
A ICE informou que o novo contrato deve permitir que o café seja armazenado em contêineres intermediários flexíveis para granéis, comumente conhecidos no mercado como “big bags”, que geralmente podem transportar cerca de uma tonelada métrica do produto.
Algumas empresas produtoras de café, cooperativas e comerciantes já usam os “big bags” para armazenar e transportar o café, em vez dos tradicionais sacos de juta de 60 quilos.
Reuters