(Notícias Agrícolas)
O Instituto Nacional de Meteorologia publicou dois alertas laranjas de perigo para chuvas intensas sobre diversas áreas da Região Sudeste. A precipitação deve chegar primeiro sobre o leste de São Paulo a partir da quinta-feira (3) e avançar nos próximos dias sobre o sul e sudeste de Minas Gerais, todo estado do Rio de Janeiro, até a parte do Espírito Santo.
De acordo com o que consta no aviso do Inmet, primeiro, entre as 10h da quinta-feira e as 10h da sexta-feira (4), as regiões atingidas devem ser: a Macro Metropolitana Paulista, Vale do Paraíba Paulista, Itapetininga, Metropolitana de São Paulo e o Litoral Sul Paulista.
Sobre esses locais, existe a possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros/h ou entre 50 e 100 milímetros em todo o dia. Também podem ser registrados ventos intensos, de 60 a 100 km/h. Existe ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A partir das 0h da quarta-feira até 23h59 do sábado (5), o Inmet também publicou um alerta laranja, com condições climáticas semelhantes, que abrange desde o leste de São Paulo, passando por áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e uma pequena parte do Espírito Santo.
Os locais que podem ser atingidas são: Sul/Sudoeste de Minas, Sul Espírito-santense, Zona da Mata, Central Espírito-santense, Macro Metropolitana Paulista, Campinas, Sul Fluminense, Campo das Vertentes, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Baixadas, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Norte Fluminense e Itapetininga.
Na previsão de chuvas acumuladas em sete dias do Inmet, por mais que grande parte do Sudeste não deva receber grandes volumes, em alguns pontos mais próximos do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro podem contabilizar acumulados acima de 100 milímetros durante o período.
Além disso, até as 10h da quinta-feira há um alerta amarelo, de baixo perigo, para uma grande parte do Brasil, desde o centro do Rio Grande do Sul, passando por toda Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, oeste de Minas Gerais, mato Grosso e a maior parte da Região Norte.

Nessas áreas, o Inmet informa chance de haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos, de 40 a 60 km/h. Há também baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
De forma geral sobre o Brasil, o Inmet mostra chuvas bastante volumosas no acumulado dos próximos sete dias sobre a Região Norte, além de algumas áreas do Nordeste entre Maranhão e Piauí. A parte norte de Mato Grosso também deve ter volumes elevados em alguns municípios.