Mercado da mandioca com Fábio Isaias Felipe
Mais uma semana de altas
Semana passada foi de altas nos preços de mandioca, mais uma que os preços seguiram em elevação. A média CEPEA na semana passada teve um acréscimo de 0.8%, com o valor médio da tonelada de mandioca em R$1,21, o que equivale a R$698 por tonelada. A média de novembro, também em termos nominais, teve uma elevação de 8.7% e assim tivemos o sexto mês de alta consecutiva.
Médias
Embora a oferta tenha sinalizado um certo aumento ao longo de todo o ano, nós temos que ela ainda tem ficado abaixo da demanda industrial, sinal de que o mercado ainda vem absorvendo os derivados. Na semana passada nós observamos que enquanto uma parte dos produtores vem mostrando interesse em se capitalizar e vem entregando maiores volumes, outros ainda consideram os níveis de produtividade agrícola baixos, portanto ainda postergam as entregas. Desse modo, a semana passada foi de um volume de moagem nas fecularias de aproximadamente 60 mil toneladas, com uma queda semanal de 3.3% e uma ociosidade média de 51% da capacidade instalada. Vale destacar que algumas empresas já em recesso de final de ano também têm influenciado nesse resultado da ociosidade. Em novembro o volume de esmagamento teve um leve avanço de 0.8%, que é também uma forte sinalização desse cenário já apontado.
O que esperar?
As próximas semanas devem ser de uma oferta restrita, por conta da menor disponibilidade de raízes e temos até a questão climática em algumas áreas que vem determinando esse cenário. Desse modo, deve haver pouca movimentação de preços até final de ano, mas para janeiro já há uma sinalização de retomada de colheita como sazonalmente acontece a cada ano.