Manter árvores em pastos é importante para o conforto térmico e o bem-estar animal, além de contribuir para a reciclagem de nutrientes. Com o tempo, pesquisas mostraram que o desempenho animal melhora conforme a utilização das árvores no sistema. No entanto, é preciso tomar cuidado na hora da implantação desse sistema para não comprometer a produção de capim. É importante chamar um engenheiro agrônomo para avaliar se a quantidade de árvores está excessiva e se elas podem ser retiradas.
A pergunta de hoje é do nosso amigo Eduardo de Lima que é lá de Ipameri, Goiás e está nos perguntando se ele deveria retirar as árvores dos pastos dele, que tem uma alta quantidade. As árvores contribuem tanto para a reciclagem de nutrientes quanto para o conforto térmico e o bem-estar animal. No entanto, é preciso avaliar como elas estão sendo distribuídas ao longo do pasto para não comprometer a produtividade do capim. Pode ser que esteja comprometendo em alguma região a produtividade do capim.
Eduardo deve chamar um engenheiro agrônomo para avaliar se a quantidade de árvores está excessiva e se elas podem ser retiradas. Mas lembre-se que ele deve avaliar se realmente está comprometendo ou não essa produtividade e também se essas árvores que ele vai retirar podem ser retiradas.
Veja o comentário completo de Amarildo Fransquini Jr no vídeo abaixo: