Mercado de Commodities com Maurício Bellinelo
Petróleo sobe com guerra
Com as notícias de ataques entre Irã e Israel, o preço do petróleo se tornou volátil, subindo consideravelmente nos últimos dias. Irã tem umas das maiores reservas de petróleo do mundo, impactando diretamente no mercado. O petróleo está na faixa dos $70 dólares.
Petrobras
A Petrobras cortou hoje em 9% o preço do querosene de aviação e se esperava que viesse uma redução de diesel e gasolina, mas na atual situação esse corte provavelmente estará suspenso. Com quase 5% de alta no petróleo, tira a margem da empresa para cortar combustíveis.
Greve nos portos americanos
Uma situação preocupante para o mercado é a greve nos portos da costa Leste dos EUA, a primeira desde 1977, participando cerca de 36 portos. Ações das principais armadoras, como a Maersk Sailing estão caindo quase 10% no dia de hoje. Situação que, se agravar, teremos problemas globais.
Os portos dos EUA são o grande fluxo de entrada e saída de bens e produtos de serviço. Os portos do Oeste basicamente se comunicam com a Ásia, já os do Leste, ligam com América do Sul, Europa e Oriente Médio. Por enquanto a greve se estende apenas nos portos do Leste, mas caso ganhe força, pode acontecer no Oeste também. Os trabalhadores estão pedindo cerca de 70% de aumento salarial.
Alta do Ouro
O petróleo atualmente é o ponto chave da questão, mas o ouro vem logo atrás. É um ativo menos volátil, sendo procurado quando é preciso de alguma forma segurar sua carteira e ações contra grandes oscilações. O ouro tende, historicamente, ser um porto seguro no sentido de reduzir volatilidade. Está subindo hoje, perto de sua máxima histórica, com $2700 dólares, sendo um indicativo importante.
Títulos americanos
Os títulos públicos americanos, especialmente os longos, estão subindo bem hoje, também sendo um porto seguro. Mercado de ações com queda de mais de 1%, sinal de mercado “na ponta dos dedos”. Enquanto commodities como milho e soja estão calmas por conta do feriado chines e a falta de compradores, o resto do mundo se encontra em uma situação delicada.