Na semana que se encerrou na segunda-feira (6), houve um avanço de 4 pontos percentuais no plantio da safra de soja 2023/24 no Paraná, totalizando agora 73% da área prevista, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria de Agricultura do Estado. No mesmo período, o cultivo de milho de verão foi concluído em 95% da área estimada para esta safra, representando um aumento de 2 pontos percentuais em relação à semana anterior. O Deral também informou que a colheita da safra de trigo 2023 atingiu 92% da área semeada, refletindo um avanço de 3 pontos percentuais.
No que diz respeito às plantações de soja, 89% delas estavam em boas condições (registrando uma queda de 3 pontos percentuais em relação à semana anterior), enquanto 9% apresentavam condições medianas (em comparação com os 7% da semana passada). Segundo o Deral, 11% da área está em fase de germinação, e 80% está em desenvolvimento vegetativo.
Quanto às plantações de milho, 78% delas mantinham condições favoráveis, em comparação com os 83% registrados na semana passada, enquanto 9% apresentavam condições medianas (uma queda em relação aos 15% da semana anterior) e 2% estavam em condições ruins. Dos campos de milho plantados, 3% encontravam-se em fase de germinação, e 94% estavam em desenvolvimento vegetativo.
No caso das plantações de trigo, 98% delas estavam na fase de maturação e 2% na fase de frutificação. Observou-se que 23% da área cultivada apresentavam boas condições de desenvolvimento, enquanto na semana anterior esse número era de 42%. Adicionalmente, 39% das plantações de trigo estavam em condições medianas, e 38% estavam em condições ruins.
Fonte Broadcast Agro