O plantio da safra de soja para o ano 2023/24 no estado do Paraná atingiu 20% da área estimada na segunda-feira (2), registrando um avanço de quatro pontos percentuais em relação à semana anterior, conforme um levantamento realizado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Estado. De acordo com o Deral, 94% das lavouras estavam em boa condição (em comparação com 95% na semana passada) e 6% em condição média. Quanto às fases das plantações, 52% estavam no estágio de germinação (comparado a 82% há sete dias) e 48% no estágio de desenvolvimento vegetativo (em comparação com 18% na semana anterior).
No que diz respeito ao plantio da primeira safra de milho para 2023/24, os agricultores do Paraná haviam semeado 82% da área até ontem, o que representa um aumento em relação aos 71% da semana passada. As lavouras apresentavam as seguintes condições: 95% estavam em boa condição (em comparação com 93% na semana passada) e 5% em condição média (em comparação com 7% há sete dias). Quanto às fases das lavouras, 17% estavam na fase de germinação (em comparação com 25% na semana passada) e 83% estavam no estágio de desenvolvimento vegetativo (em comparação com 75% há sete dias). O Deral também informou que a colheita da segunda safra de milho para 2022/23 foi concluída.
Em relação ao trigo, 69% das lavouras já foram colhidas, o que representa um aumento em relação aos 60% da semana passada. O Deral estima que 78% das lavouras estão em boas condições (em comparação com 75% na semana anterior), 17% em condição média (em comparação com 20% na semana passada) e 5% em condição ruim (mesmo percentual em comparação com sete dias atrás). As lavouras estão nas seguintes fases: 7% estão em floração (em comparação com 9% há sete dias), 41% em frutificação (em comparação com 38% na semana passada) e 52% em maturação (mesmo percentual em comparação com sete dias atrás).
Fonte Broadcast Agro