(INVESTING) – Os preços do petróleo recuaram na segunda-feira, uma vez que as preocupações com a vacilante recuperação econômica da China, bem como com um dólar mais forte, provocaram a realização de lucros após sete semanas de ganhos com a redução da oferta devido aos cortes de produção da OPEP+.
As preocupações com uma desaceleração econômica na China, principal importador de petróleo, pesaram, após uma série de leituras econômicas fracas do país nas duas últimas semanas. A turbulência no sitiado mercado imobiliário da China também prejudicou o sentimento.
Enquanto isso, o índice de preços ao produtor dos EUA divulgado no final da semana passada viu o dólar subir para uma alta de cinco semanas, o que prejudica a demanda por petróleo, pois torna a commodity mais cara para os compradores internacionais.
Mas as perdas nos mercados de petróleo foram limitadas, já que os recentes cortes de produção da Arábia Saudita e da Rússia indicaram mercados mais apertados. Os preços do petróleo bruto permaneceram próximos de seus níveis mais fortes do ano.
Às 8h (de Brasília), os futuros do petróleo dos EUA eram negociados 0,32% mais baixos, a US$ 82,92 por barril, enquanto o contrato do Brent caía 0,26%, para US$ 86,58.
