Conab aponta bons desempenhos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas alerta para seca no Norte do Paraná
As atividades nas lavouras de milho primeira e segunda safras seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (27), 26,7% das áreas de verão já haviam sido semeadas.
O índice subiu dos 20,8% registrados até a semana passada e fica à frente dos 21,6% do mesmo período de 2024 e dos 23,6% da média dos últimos cinco anos.
O estado com trabalhos mais adiantados é Rio Grande do Sul, com 74%, seguido por Paraná (64%) e Santa Catarina (64%). Até aqui, 19,6% das áreas ainda estão em emergência e 80,3% avançaram para desenvolvimento vegetativo.
Os técnicos da Conab destacam que as chuvas propiciam boas condições para a germinação e emergência das lavouras no Rio Grande do Sul. “As condições climáticas também têm permitido a execução dos tratos culturais nos momentos adequados”.
No Paraná, o plantio avança rapidamente, mas algumas áreas semeadas no Norte do estado apresentam sintamos de déficit hídrico devido a irregularidade das precipitações.
Já em Santa Catarina, o plantio ocorre dentro do calendário e a cultura encontra boas condições para se estabelecer devido à boa umidade do solo e a alta luminosidade.
Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas