Atualizações climáticas com Ronaldo Coutinho
Total de chuva de 18 a 22 de setembro
As chuvas voltam ao sul, para os produtores que querem plantar, Paraná e Santa Catarina estão bem e o rio grande sul começa a ter problemas com excesso de umidade. Amanhã, chuvas nos três estados do sul, avançando ao Mato Grosso do Sul ao fim de semana. Leves chuvas no interior, sul e leste de São Paulo e na região do café, no sul de minas, cerrado mineiro e melhorando no café do Espírito Santo.
No Nordeste chuvas normais com pancadas rápidas na parte leste, mas em grande parte permanece com tempo seco. Começam a avançar algumas áreas de chuva no oeste e sudoeste do Pará, noroeste do Mato Grosso, Rondônia, Acre e se espalha um pouco mais em Amazonas e Roraima. Ainda em grande parte do centro do país tempo seco.
Total de chuva de 18 de setembro a 2 de outubro
A umidade vai avançar para região leste da Amazonia e ao sul do Pará, surgem as primeiras pancadas em Goiás e algumas no Tocantins, principalmente na parte norte. Oeste e sul do Maranhão, extremo sul e extremo sudoeste da Bahia também algumas pancadas. As chuvas melhoram na metade oeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e oeste Amazonas.
Melhoria nas metades norte e sul do Mato Grosso do Sul, muitas chuvas no Rio Grande do Sul, que junto de Santa Catarina, terão trabalho com excesso de umidade no solo. Chuva neste fim de semana, uma trégua no começa da próxima semana e depois chuvas novamente.
Chuvas no oeste, sul e leste de São Paulo, com melhorias no café do sul de Minas, com pancadas no triângulo mineiro e Espírito Santo. Melhoras no leste do nordeste e algumas chuvas perdidas entre Maranhão e Ceará.
Anomalia das chuvas de 26 de setembro a 2 de outubro
Anomalia de 15 dias está abaixo do normal, fica acima da média no sul, com destaque para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Melhorias no Paraná, Mato Grosso do Sul e em São Paulo e Minas Gerais. Começa a normalizar em Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.
Anomalia/temperatura de 18 a 27 de setembro
Muito calor nas partes norte e central do mapa, com máximas de 38 ºC a 42 ºC, norte do Paraná também esquenta bastante na semana que vem. Sul de São Paulo um calor não tão exagerado, todavia oscilações no centro norte, sul e capital do estado. Com uma queda no fim de setembro e início de outubro, ainda não estamos livres de frio forte durante o mês de outubro.