Previsão do tempo completa com Ronaldo Coutinho
Próximos cinco dias
Nuvens de chuva e trovoadas já se formam por toda a região sul do país e seguem para São Paulo e região sul de minas, podendo ocorrer algumas pancadas no cerrado mineiro. Nos próximos dias algumas chuvas no Amazonas, uma melhora de tempo no Pará e norte do Mato Grosso. Na área leste do Nordeste, sol, nuvens e algumas pancadas de chuva. Na região central do Brasil potencial de algumas chuvas isoladas.
19 de setembro a 3 de outubro
Entre os dias 25 e 30 de setembro as chuvas começam a avançar, no início de outubro se iniciam em Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Melhoram no cerrado e sul de minas, também no Espírito Santo e leste do Nordeste. Algumas chuvas pela região oeste da Bahia, norte de Minas, Maranhão e Piaui. Sem previsão de chuva para no Amapá, norte de Roraima e leste e nordeste do Pará. No Sul muitas chuvas, principalmente no sudoeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, podendo haver excesso de umidade. Melhora de tempo no Mato Grosso do Sul, oeste e sul de São Paulo e sul de Minas.
Condições de plantio
As condições de chuva no quesito de plantio melhoram a partir de 25 de setembro ao dia 5 de outubro em várias áreas do Mato Grosso do Sul, algumas áreas do oeste do Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e extremo oeste do mapa. Praticamente toda a área centro oeste e sudeste do Brasil já começam a ter boas condições para plantio.
Temperatura de 19 a 28 de setembro
Temperaturas acima da média principalmente na região central do mapa com máximas podendo ficar entre 38 °C a 42 °C, principalmente no Tocantins, Goiás e leste do Mato Grosso. A partir dos dias 27 a 29 de setembro começa a aliviar o calor nessa região por conta das chuvas. No Sul também faz calor e um pouco de frio também, é possível que caia a temperatura depois do dia 27 e 28 de setembro.
Anomalia das chuvas 27 de setembro a 3 de outubro
Na média dos quinze dias quase todo o mapa se encontra abaixo, entretanto do dia 27 de setembro a 3 de outubro muda radicalmente, praticamente somem as áreas abaixo do normal e ficam de normal a acima da média, melhorando substancialmente as condições de chuva desse período para frente. Notícias boas para quem precisa de água na área central do país.