T&D – Tempo e Dinheiro

publididade

Rússia reduz exportações de diesel

Compartilhe:

A Rússia reduziu suas exportações marítimas de diesel e gasóleo em aproximadamente 30% nos primeiros 20 dias de setembro, em comparação com o mesmo período de agosto. Isso ocorreu devido à manutenção sazonal das refinarias locais e à escassez de combustíveis e aos preços elevados no mercado interno, de acordo com informações fornecidas por traders e dados do LSEG.

A capacidade ociosa de refino de petróleo primário para setembro foi calculada em cerca de 4,657 milhões de toneladas, um aumento significativo de 45% em relação a agosto, conforme estimativas da Reuters.

Devido à escassez de combustíveis domésticos, o governo russo está considerando a implementação de uma taxa de exportação de 250 dólares por tonelada para produtos petrolíferos a partir de 1º de outubro até junho de 2024, o que representa uma taxa muito mais alta do que as atuais. Fontes citadas pela Reuters afirmam que essa medida pode ter um impacto negativo na economia das refinarias e possivelmente resultar em uma redução na produção de combustíveis.

Até o momento em setembro, a Turquia permanece como o principal destino das exportações de diesel dos portos russos, embora as quantidades tenham diminuído para cerca de 600.000 toneladas, quase metade do volume anterior, de acordo com dados do LSEG.

As exportações de diesel da Rússia para o Brasil também caíram em um terço em relação ao mês anterior, totalizando cerca de 260.000 toneladas desde o início do mês, conforme dados de transporte.

Além disso, aproximadamente 150.000 toneladas de diesel dos portos russos foram destinadas, em setembro, para carregamentos de navio para navio (STS) perto do porto grego de Kalamata, e os destinos finais desses volumes ainda não foram confirmados.

As exportações de diesel russo para países africanos totalizaram cerca de 460.000 toneladas nos primeiros 20 dias de setembro, com Tunísia, Líbia e Gana entre os principais importadores.

Outras 190.000 toneladas de diesel carregadas nos portos russos desde o início do mês ainda não têm destino confirmado. É importante observar que todos os dados de remessa mencionados são baseados na data de partida da carga.

Fonte: Reuters

Compartilhe:

publididade

Deixe um comentário

publididade

Site protegido contra cópia de conteúdo

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h