Amarildo Francisquini Júnior discute o tema do Feno de capim Dictyoneura, um tipo de feno bastante utilizado, principalmente no interior de São Paulo, onde é originário da produção de semente. O feno é um alimento volumoso preparado mediante ao corte e desidratação da planta forrageira. Após o corte, a planta é deixada sobre o solo para perder água e murchar, antes de passar pelo processo de fenação. Dessa forma, a forragem pode ser armazenada por vários meses, desde que seja armazenada corretamente. O valor nutritivo do feno é mantido de acordo com o material que foi fenado naquele momento.
Para uma boa produção de feno, é importante seguir algumas etapas. A produção de feno pode ser feita manualmente ou mecanicamente e envolve três etapas: o corte da planta forrageira, a secagem ou desidratação das plantas cortadas e o enfordamento e recolhimento do feno. Por último, é importante armazenar o feno corretamente para evitar que ele estrague com o tempo.
Existem diferentes tipos de plantas que podem ser usadas para a produção de feno, como grama luminosa ou plantas herbais. No caso do feno de Dictyoneura, ele é originário da produção de semente e geralmente tem uma qualidade nutricional mais inferior para os animais. É importante avaliar a categoria e o nível de exigência dos animais na hora de fornecer esse tipo de feno para eles.
Veja o quadro completo de Foco nas Pastagens com Amarildo Francisquini Jr: