Vlamir Brandalizze comenta que hoje tem boas notícias sobre o mercado da soja. Desde sexta-feira à tarde, quando o mercado fechou, o PROFARMER anunciou uma safra de soja com menos de 102 milhões de toneladas, 111,88 milhões para ser exato. Isso está ajudando o mercado, assim como as grandes vendas americanas de hoje, a maior parte para a China, que comprou 296 mil toneladas de soja americana.
Outros fatores que estão ajudando o mercado da soja são a demanda pela soja americana e os reflexos do anúncio do PROFARMER. O mercado da tarde já vai começar a olhar para o relatório do USDA no final do dia, que traz informações sobre a qualidade das lavouras. A partir de quarta-feira, o produtor deve começar a se preparar e o mercado vai começar a olhar para a safra brasileira, já que no fim de semana já tem plantio andando no Brasil.
O mercado pode perder força para frente, por isso é importante aproveitar este momento. O mercado em Chicago não é o melhor do ano, mas está muito perto do melhor momento. O contrato de novembro está tentando segurar os 14 dólares, que continua sendo uma resistência. O suporte é de 13,50 dólares. Isso é bom para nós, pois esses níveis de preço são muito bons.
Na B3, os preços estão acima de 31 dólares. Ainda continuo vendo a nova safra depois que for confirmada como um bom momento para fazer fechamentos tanto da safra velha quanto da safra nova. A safra velha está mantendo boas cotações e ainda tem muito para negociar da safra nova. A margem melhorou bem a favor do produtor e a relação de troca da soja está muito boa. É um momento interessante para aproveitar.
Veja o comentário completo do Analista Vlamir Brandalizze no Minuto da Soja: