Notícias da Soja com Vlamir Brandalizze
Sul já está acelerado
A região sul do Brasil já se encontra dentro da normalidade e deram início ao plantio, principalmente a região do Paraná que já está a todo vapor. Os outros estados ainda esperam o início das chuvas.
Boas expectativas para safra
As apostas são de que a safra deste ano será melhor, tanto em clima quanto nas negociações, o ritmo dos negócios futuros ainda está lento perto da média, mas os produtores têm aproveitado os momentos de pico e feito posições. O ambiente sinaliza que ainda estamos em uma situação ruim e pode pior nos próximos dias em razão da colheita americana e o plantio brasileiro, mas futuramente o mercado irá começar a evoluir e dar uma condição melhor para o produtor. As cotações estão baixas para todos, barato em todos os lugares.
Mercado indefinido
Com o avanço da colheita americana e o plantio brasileiro entrando em ritmo é possível que a safra de maio 24/25 perca os 10,50, mas irá tentar segurar nos $10 dólares como os curtos de novembro e janeiro. Quando chegar na metade da colheita americana e o plantio brasileiro começar a ganhar força no Mato Grosso (maior estado produtor do Brasil) é possível que tenha uma pressão de baixa. É preciso estar atento aos prêmios, que quando houver uma pressão de baixa em Chicago é possível que tenha uma melhoria.
Manchete – Acumulado de chuvas nos EUA entre 19/08 e 17/09
Acumulado de 100mm e com chuva abaixo do normal e tempo seco precisamos interpretar que a soja e milho americanos estão na fase final de maturação e avançando na colheita, sendo favorável ter poucas chuvas. Os americanos estão com mais de 10% da safra colhida, a média é de 5% para o momento, então seguem em um ritmo adiantado.