Aaron Edwards, consultor do Mercado do Tempo & Dinheiro comenta que estamos em plena semana de proformer e, historicamente, o preço da soja costuma cair nessa semana. No entanto, apesar dos números publicados pelo proformer serem condizentes com os números do USDA e surpreenderem, os preços não estão derretendo. Isso é uma notícia boa, pois, mesmo sem a euforia de novas altas, os compradores têm entrado no mercado quando necessário.
Quando se trata de compras de insumos através do barter, é importante olhar o preço em dólar, pois o custo é em dólar. Se o produtor tem a oportunidade de fixar lucro e travar operações em relação aos custos, ele deve aproveitar. No entanto, se ele tem compromissos de folha de pagamento e impostos para o ano que vem, a conta é em reais e a história é um pouco diferente. Nesse caso, talvez ele precise de um câmbio que o ajude um pouco mais.
O consultor recomenda aproveitar as oportunidades do mercado quando elas surgem. Se o produtor está esperando a safra norte-americana atrasar o plantio, ele precisa lembrar que o calendário está falando que ele não tem mais tanto tempo. Portanto, para operações de barter com custo em dólar, quando o produtor tem um número que funciona, ele deve executar.
Veja o comentário completo de Aaron Edwards, exclusivo no programa Tempo & Dinheiro: