Notícias da soja com Vlamir Brandalizze
Cotações e análises de Chicago
Na cotação, a soja perdeu os US$10 em janeiro, sendo algo negativo, pois o mercado pode especular para baixo. Fundamentalmente o mercado não tinha como recuar muito, agora analisa os fatores de uma falta de demanda e a espera de uma China mais agressiva.
Safra americana praticamente colhida, sem riscos nos EUA os olhares se volta para o Brasil, que tem sua safra indo bem e com clima propício. Quando se tem uma safra boa, o mercado pune, é a lei da oferta e demanda, produtor tem que saber trabalhar com ela.
O suporte da soja pode cair ainda mais?
Segundo Vlamir, o suporte pode cair ainda mais, pois atualmente Chicago não tem nenhum fator positivo. O fator Trump é positivo para o Brasil, porque estimula a compra da China, mas para Chicago não, pois terá taxações nas exportações. Para um fator positivo, eles precisariam da China comprando e de uma seca no Brasil.
O que fazer nesse momento?
O produtor precisa começar a se preparar para 2025, calculando relação de troca com outros produtos para garantir que a soja ainda consiga comprar insumos em uma boa valorização do grão. Ainda há tempo de fazer posições futuras de safra nova para quem precisa de caixa. O mercado está sinalizando que vai cair e podemos chegar na colheita com a soja valendo cerca de R$15 abaixo do que está hoje.