T&D – Tempo e Dinheiro

publididade

Território de oportunidades, realizações profissionais e qualidade de vida – Por Humberto Miranda

Compartilhe:

Por Humberto Miranda

Durante décadas, o Brasil foi marcado por intensos fluxos migratórios do campo para as cidades. Impulsionadas pela busca por serviços de saúde, educação e trabalho, milhares de pessoas deixaram suas raízes no interior, rumo aos grandes centros urbanos, guiadas pela promessa de uma vida melhor.

É inegável que esse processo contribuiu para o crescimento industrial e urbano, tão importante naquela época. No entanto, não se pode negar que o êxodo rural, além de esvaziar comunidades inteiras que perderam sua força produtiva, apresentou efeitos colaterais, como o crescimento desordenado das cidades, o inchaço das periferias e a oferta precária de infraestrutura, subempregos, insegurança, dentre outras chagas sociais.

Minhas andanças por essa imensa e diversa Bahia — e, por que não dizer, por este Brasil — me permitem apostar que, dentro de pouco tempo, faremos o caminho inverso. Acredito que, na próxima década, haverá não só o retorno daqueles que saíram do campo, mas também a ida de quem nasceu nos centros urbanos.

Alguns fatores me fazem crer nisso. Um deles é a movimentação social que podemos observar em alguns países do mundo, a exemplo de Portugal, Irlanda, Espanha e Suécia, onde, nos últimos anos, esse movimento de regresso ao campo vem crescendo e ganhando força.

No Brasil, não é diferente. Isso porque a nossa vocação é genuinamente agrícola. Somos o grande responsável por alimentar o mundo e temos o desafio — e a condição — de aumentar ainda mais essa escala, o que nos coloca em posição de destaque perante as grandes potências globais.

Como homem do campo que saiu do interior para estudar na capital, sem nunca ter deixado as atividades rurais, testemunhei profundas transformações. O que antes era visto como um espaço de informalidade, baixa produtividade, preconceito e exclusão, agora abriga um dos setores mais dinâmicos da economia nacional.

Com o advento da tecnologia e da comunicação, que permitem a qualificação da população rural por meio da Educação a Distância, jovens e adultos têm se formado em suas próprias comunidades para devolver a elas esse conhecimento. As oportunidades se multiplicam com o avanço da agricultura de precisão, da mecanização, da bioeconomia, das energias renováveis e da digitalização, que exigem profissionais com competências específicas. Assim, o meio rural passou a oferecer empregos qualificados, bons salários e perspectivas de crescimento profissional, além de um estilo de vida mais equilibrado e sustentável.

É nesse novo cenário que muitas famílias urbanas, cansadas do alto custo de vida, do trânsito, da violência e da escassez de tempo, têm repensado suas escolhas. Algumas retornam às suas origens; outras buscam no campo o que as cidades já não conseguem mais oferecer: qualidade de vida com dignidade econômica e perspectiva de realização pessoal e profissional.

Ao que tudo indica, a próxima década será decisiva para um novo ciclo migratório: das cidades para o campo. A confirmação dessa tendência se tornará um dos marcos da transformação social e econômica brasileira. E, no centro dessa mudança, está o campo — agora reinventado como território de oportunidades, tecnologia e qualidade de vida.

Contudo, para que essa nova dinâmica se consolide, é fundamental que o poder público acompanhe esse movimento com políticas robustas, investindo em infraestrutura rural, conectividade, educação, saúde de qualidade, assistência técnica e crédito acessível, a fim de fixar os seus e atrair novos investidores e trabalhadores. Pessoas que têm sonhos, conhecimento e sabedoria para reinventar um país mais justo, igual e com oportunidades para todos. Só o campo brasileiro pode ser o alicerce sustentável da construção do Brasil que queremos.

Humberto Miranda

Presidente do Sistema Faeb/Senar

Compartilhe:

publididade

Deixe um comentário

publididade

Site protegido contra cópia de conteúdo

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h