Investing.com – Os Estados Unidos e a União Europeia chegaram a um acordo comercial histórico que inclui uma tarifa de 15% sobre produtos da UE que entram nos EUA, anunciou o presidente Donald Trump no domingo enquanto estava na Escócia.
O acordo de linhas gerais engloba compras significativas de energia e equipamentos militares dos EUA pela UE, juntamente com investimentos substanciais na economia americana.
De acordo com Trump, a União Europeia se comprometeu a comprar US$ 750 bilhões em energia dos Estados Unidos. Ele também afirmou que a UE concordou em fazer investimentos de US$ 600 bilhões nos EUA.
“Eles estão concordando em abrir seus países para o comércio com tarifa zero”, disse Trump aos repórteres. Ele acrescentou que a UE iria “comprar uma vasta quantidade de equipamentos militares” dos EUA.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, confirmou que o acordo incluiria tarifas de 15% em todos os setores, observando que esta medida ajudaria a “reequilibrar” o comércio entre os dois grandes parceiros comerciais.
O pacto pode ajudar a trazer alguma calma aos mercados, que estavam receosos de que ambos os lados não conseguissem chegar a um acordo antes de 1º de agosto, quando as amplas tarifas “recíprocas” de Trump devem entrar em vigor. A UE estava enfrentando a perspectiva de tarifas elevadas de 30%, e aparentemente estava pressionando por um acordo zero por zero com a Casa Branca.
Ainda assim, algumas questões permaneceram em torno dos detalhes do acordo, especialmente sobre tarifas farmacêuticas. Trump tem ameaçado impor tarifas elevadas de até 200% sobre medicamentos vindos da UE, apresentando fortes e possivelmente prejudiciais obstáculos para a indústria farmacêutica, setor-chave da região.
Nem Washington nem Bruxelas forneceram esclarecimentos imediatos sobre a situação dessas tarifas. Trump disse mais cedo no domingo que as importações farmacêuticas para os Estados Unidos são “muito especiais”.
(Scott Kanowsky contribuiu com a reportagem.)