Notícias da soja com Vlamir Brandalizze
Mercado eletrocardiograma
Mercado pela manhã em forte queda até o anúncio de vendas feito pelo USDA, com 30 mil toneladas vendidas para Índia, 261 mil toneladas para o México e 135 mil toneladas de farelo para Filipinas. Continua sem compras da China.
Pretensão de crescimento
Cotações de Chicago bem sensíveis e safra brasileira caminhando para recorde histórico de área plantada. Pretensão de crescimento de 1,5 milhões de hectares no Brasil, Argentina entre 1,5 milhões a 2 milhões de hectares, Paraguai de 200 a 300 mil de hectares junto ao Uruguai, podendo crescer até 4 milhões de hectares em toda América do Sul, podendo gerar de 12 a 15 milhões a mais de soja em expectativas de crescimento. Fator que pode pesar muito em médio em longo prazo.
Guerra comercial
Em termos de cotação em Chicago a coisa pode complicar e melhorar aqui pelo Brasil. O mercado tende a levar essa vantagem, o que vai servir para amenizar a pressão negativa dos prêmios. O foco na guerra comercial dos EUA vai ser a China e um pouco do México dependendo das circunstâncias.
Cavalinho escapando
No Brasil, o cavalinho encilhado já está escapando, com preços abaixo do que estavam na semana passada, tanto safra velha quanto safra nova. Balcão do sul e sudeste mantém os indicativos e indústria nacional ainda pagando melhor do que nos portos.