T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Massa de ar frio tem força e derruba as temperaturas no MS e no Sudeste do Brasil

Compartilhe:

Após a rodada rápida de chuva em alguns pontos do Centro-Sul do Brasil, a massa de ar frio que já derrubou as temperaturas nos três estados do Sul do país, agora também vai provocar o declínio em outros estados.

Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, os modelos indicam queda acentuada nas temperaturas no Mato Grosso do Sul e no Sudeste do Brasil. “O excesso de nebulosidade e a chuva estão ajudando a baixar a temperatura, junto com a entrada do ar frio de origem polar”, destacou a consultoria nas previsões para o Sudeste.

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê as temperaturas mínimas entre 6ºC e 14ºC no Sul do Brasil. O Instituto também mantém a condição para geada com intensidade fraca nas áreas de serra entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná.

“A massa de ar frio segue atuando em boa parte do Paraná nesta sexta-feira. Temperaturas ficam baixas, com possibilidade de geadas fracas em pontos do sudoeste e do centro-sul do Estado”, complementa a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR).

Para o Sudeste do Brasil, o Cosmo indica temperaturas mínimas entre 12ºC e 16ºC em São Paulo e em áreas de Minas Gerais na próxima sexta-feira (12). A mesma condição é prevista para o Centro-Sul do Paraná nas próximas horas. Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

GIF 11-05-2023 09-36-14
Fonte: Inmet 

Previsão estendida para todo Brasil 

De acordo com atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), não há previsão de chuvas significativas para o Brasil nos próximos dias. Apenas áreas do Norte e Nordeste devem receber alguma chuva, mas de forma irregular e com volumes baixos.

Entre os dias 19 e 27 de maio, o NOAA prevê acumulados entre 30mm e 35mm em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O mapa mostra ainda condição de chuvas leves no extremo sul do Mato Grosso do Sul no período, mas mantém a previsão de tempo seco em boa parte do país.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_110523

NOAA atualiza para 90% de chance do El Niño persistir durante o verão no Brasil

Após três anos de influência de um La Niña nas condições climáticas e de muitos prejuízos na produção brasileira, após um breve período de neutralidade, as chances de um El Niño alterando as chuvas na próxima safra são cada vez mais evidentes.

Em atualização divulgada na manhã desta quinta-feira (11) a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) atualizou para 90% a chance de um El Niño alterar o regime de chuvas no Brasil nos próximos meses. Em abril, a NOAA indicava 62% do fenômeno climático.

“A IRI mais recente também indica que o El Niño provavelmente se formará durante a temporada de maio a julho e persistirá no inverno”, afirma a publicação.

Destacou ainda a chance de 80% de um El Niño com intensidade moderada e 55% de chance de um El Niño com intensidade forte. “Em resumo, uma transição de ENSO-neutro é esperada nos próximos meses, com mais de 90% de chance de El Niño persistir no inverno do Hemisfério Norte (período de verão no Brasil)”, finaliza.

No Brasil, as características de um El Niño clássico preocupam com os cortes no Nordeste e Norte do país, enquanto o excesso de chuva também pode trazer problemas para as áreas de cultivo no Sul do país – duramente afetadas pelo La Niña nos últimos três anos.

Por:  Virgínia Alves;  Fonte:  Notícias Agrícolas

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (12) para todo o Brasil (Climatempo)

Climatempo
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h