T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Reforma Tributária: agro e serviços serão os mais penalizados. O que fazer?

Compartilhe:

O setor agropecuário é o mais prejudicado e taxado pela reforma tributária, com a criação de um “cavalo de troia” que permite aos governadores criarem impostos sobre atividades primárias até 2043, sob o pretexto de financiar projetos de desenvolvimento. Isso significa que os governadores e prefeitos poderão aumentar impostos sem debate ou resistência, criando novos impostos sobre atividades primárias como mineração, extração de madeira, entre outras.

Não se sabe qual será o tamanho da conta, mas pode-se ter certeza de que haverá aumento de impostos e da carga tributária. A estratégia de implementação da reforma é gradual, com transição entre 2026 e 2033, o que dificulta a percepção do impacto da reforma proposta pelo governo Lula.

Com a reforma, haverá a cobrança do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), um dos mais altos do mundo, além de outros impostos embutidos na proposta. Não se sabe quais jabutis ou penduricalhos foram embutidos na última hora. Um vídeo circulando na internet mostra um representante da OAB calculando o aumento do imposto sobre escritórios de advocacia e outros prestadores de serviços equivalentes, como médicos e profissionais liberais em geral. Com a reforma valendo, a alíquota desses profissionais será duplicada, passando de cerca de 14,5% para perto de 30%.

Os dois setores mais prejudicados pela reforma são o agropecuário e o setor de serviços. Muitas pessoas só começaram a fazer as contas agora, após a aprovação da reforma sem debate.

Veja o comentário completo de Paulo Moura no vídeo abaixo:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h