O mercado de frigoríficos segue testando as cotações, com pouco volume de negócios nesta sexta-feira. Nos preços futuros, houve quedas fortes nos últimos dias, seguidas de uma recuperação nos dois últimos dias.
Uma análise histórica mostra que, na média dos últimos anos, entre julho e outubro, o mercado subiu 6,2% considerando apenas os anos de retenção e 3,5% considerando apenas os anos de descarte. Na média geral, a alta foi de 5%.
No entanto, o mercado futuro está precificando uma queda de 6,4%, mais pessimista do que as médias históricas. Nos anos mais recentes, houve valorizações em 2021 e 2022. Em 2021, houve a suspensão das vendas para a China em setembro, o que afetou o mercado.
A expectativa é que os preços possam evoluir um pouco nos próximos meses, apesar da pressão no final da safra. A oferta de gado de confinamento pode ter força para gerar um mercado um pouco mais positivo. No entanto, é importante lembrar que este é um ano de maior oferta estrutural devido à fase do ciclo pecuário.
Veja o comentário completo do quadro Notícias da Pecuária com Sérgio Braga e Hyberville Neto: