T&D – Tempo e Dinheiro

A safra de grãos da Rússia será atingida pelo impacto dos ataques da Ucrânia

Compartilhe:

A safra de grãos da Rússia será atingida pelo impacto dos ataques da Ucrânia às regiões produtoras de grãos próximas à fronteira e pelo mau tempo em muitas outras regiões, informou a agência de notícias RIA, citando a Ministra da Agricultura, Oksana Lut, na segunda-feira.
A Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, estimou oficialmente a colheita de grãos deste ano de 132 milhões de toneladas, uma queda de 11% em relação as 148 milhões de toneladas em 2023 e uma queda de 16% em relação ao recorde de 158 milhões de toneladas em 2022.
No entanto, depois que o mau tempo, desde as geadas do início da primavera até a seca e a chuva, atingiu muitas regiões produtoras de grãos, a estimativa deverá ser revisada para baixo.
A consultoria IKAR estima que a safra de grãos deste ano será de 124.5 milhões de toneladas.
As preocupações com a safra de grãos da Rússia, menor do que a esperada, sustentaram os preços internacionais nos últimos meses, com o trigo registrando uma máxima em quatro meses na semana passada.
“No momento, estamos estimando os números, levando em conta o mau tempo na Sibéria”, disse Oksana Lut, citado pela RIA Novosti.
“E, por outro lado, infelizmente, considerando a incapacidade de fazer a colheita em regiões onde foi introduzido um regime de operação antiterrorista”, acrescentou Oksana Lut em um primeiro reconhecimento público do impacto da guerra sobre a colheita.
A Rússia introduziu o regime em Kursk, bem como nas regiões vizinhas de Bryansk e Belgorod, após uma grande incursão ucraniana na região de Kursk, a sétima maior região produtora de grãos da Rússia, em 6 de agosto.
As regiões de Belgorod e Bryansk, importantes áreas produtoras de grãos, tornaram-se alvos de ataques regulares das forças armadas da Ucrânia. As forças ucranianas ainda controlam uma grande parte da região de Kursk.
O governador de Kursk, Alexei Smirnov, disse em setembro que após o ataque, a colheita de grãos não pôde ser concluída em uma área de 160.000 hectares. Ele estimou os danos causados pelo ataque em quase U$ 1 bilhão.
Oksana Lut disse que a estimativa final para a colheita deste ano será divulgada em 10 de outubro.

Compartilhe:

Deixe um comentário

Achamos que você também poderia gostar

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h