A adubação nitrogenada em pastagens na época de seca é um assunto que gera dúvidas entre os produtores. Os fertilizantes mais utilizados para essa operação são a ureia, o nitrato de amônio e o sulfato de amônio. A escolha entre esses três fertilizantes vai depender do tipo de solo e do sistema produtivo adotado.
A aplicação do fertilizante deve ser sempre feita antes da chuva, pois se for feita após a chuva e houver sol, o nitrogênio pode ser perdido por volatilização. É um mito que a aplicação de nitrogênio deve ser feita após a chuva.
A época mais adequada e recomendada para a adubação nitrogenada é na época das águas, que vai de novembro a março na grande maioria do país. Na época da seca, de abril a outubro, não se recomenda a adubação com nitrogênio.
Mas por que não adubar com nitrogênio na época da seca? Isso ocorre porque, na maior parte do país, a temperatura e a luminosidade diminuem nessa época, e mesmo com disponibilidade hídrica, a planta forrageira não consegue atingir seu máximo potencial produtivo. Ou seja, mesmo que haja irrigação, os fatores temperatura e luminosidade retardariam o potencial produtivo da planta.
Com isso, o potencial produtivo seria menor e haveria uma diminuição na rentabilidade do produtor. Portanto, não é recomendado fazer adubação nitrogenada em pastagens na época da seca.
Veja o quadro Foco nas Pastagens completo com Amarildo Francisquini Jr: