T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Advogado do Agro orienta se o pecuarista também pode ser beneficiar do alongamento de dívidas

Compartilhe:

Juliano Quelho, advogado do agro, esclarece dúvidas de pecuaristas sobre o alongamento do financiamento e do custeio. Segundo ele, se o pecuarista pegou um financiamento para comprar gado ou fazer reformas na fazenda, ele está sujeito às leis especiais do crédito rural, incluindo o manual do crédito rural.

Essas leis estabelecem que, se o pecuarista tiver frustração de renda devido a problemas climáticos, perda de produtividade ou problemas na comercialização dos produtos, ele pode solicitar o alongamento da dívida. Além disso, qualquer problema que afete o desenvolvimento da atividade também pode ser considerado.

Se o pedido for negado pela instituição financeira, ela será obrigada a prorrogar o calendário de pagamento de acordo com a nova capacidade de quitação das dívidas do pecuarista. Isso significa que o nome do pecuarista não será inscrito no SPC ou Serasa e ele não terá restrições para obter novos créditos.

Essa obrigação da instituição financeira está prevista na súmula 298 do STJ, que estabelece que a prorrogação da dívida é uma obrigação e não uma mera faculdade ou boa vontade da instituição.

Veja o quadro Advogado do Agro completo no vídeo abaixo:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Achamos que você também poderia gostar

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h