O acumulado de chuva até o dia 9 de agosto, ou seja, nos próximos sete dias, não deve ser muito significativo no Brasil. No entanto, há uma boa notícia: a chuva deve chegar na região central do país, incluindo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Isso deve amenizar a secura e a baixa umidade do ar, que tem estado abaixo de 20% em várias áreas.
Com a aproximação de um sistema frontal, a umidade deve aumentar, trazendo condições de chuva para a região sul do Brasil. Essa chuva deve ocorrer no final de semana ou na próxima semana, com acumulados de 30 a 40 milímetros no Paraná e Santa Catarina e de 20 a 30 milímetros no sudeste de São Paulo. Também são esperadas pancadas de chuva significativas no interior de São Paulo.
Na próxima semana, também são esperadas boas condições de chuva no centro e noroeste do Paraná e no Mato Grosso do Sul. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, também devem ocorrer pancadas isoladas de chuva. No Rio Grande do Sul, as chuvas devem ficar concentradas entre o leste e o norte, com acumulados de 20 a 30 milímetros em algumas áreas.
A situação também deve melhorar no Acre e em Rondônia, com volumes de chuva superiores a 30 milímetros em várias áreas. Na região nordeste, as chuvas devem continuar no leste da Bahia até o leste de Pernambuco, com acumulados de 30 a 40 milímetros nos próximos dias. No leste da Paraíba e no litoral e leste do Rio Grande do Norte, as chuvas devem ser mais fracas. Também são esperadas chuvas fracas no norte do Maranhão.
A umidade deve começar a descer mais para o sul do norte do país, atingindo a parte central do Maranhão e o norte do Tocantins com algumas chuvas isoladas. Essas condições devem ocorrer durante o final de semana.
Veja o comentário completo de Francisco de Assis no Clima & Agricultura: