T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Alerta de Chuvas: Sul e Sudeste em Foco

Compartilhe:

Na semana passada, duas frentes frias chegaram à parte central e sudeste do Brasil, trazendo chuvas. Essa é uma situação anormal para essa época do ano, com chuvas em vários dias na parte central do país. De acordo com o modelo GFS do serviço de meteorologia dos Estados Unidos, a chuva acumulada até o sábado permanece em boas condições. Essa chuva ainda permanece pelo menos até o dia primeiro, entre Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Tocantins. Em algumas localidades nessas regiões, os acumulados de chuvas ainda podem passar de quarenta milímetros nos próximos dois ou três dias.

Já choveu bastante também em Minas Gerais e na região de Goiás. O volume de chuvas acumulado nesses dois ou três dias já passa de quarenta a cinquenta milímetros em algumas localidades. No norte de Minas e no sudoeste da Bahia, a chuva já passou de cem milímetros. Isso é uma situação que não acontece no mês de agosto. Por exemplo, em Montalvania choveu cento e nove milímetros em um dia, mais do que a chuva do mês de outubro.

Essa chuva ainda continua também em grande parte do Tocantins, de maneira mais fraca, e também no oeste da Bahia e no Mato Grosso. No entanto, essas chuvas no Mato Grosso não são muito boas para a colheita do algodão na região. Outro sistema frontal começa a chegar na região sul a partir dessa quinta ou sexta-feira, trazendo chuvas significativas. O acumulado de chuvas na parte centro-norte do Rio Grande do Sul varia de sessenta a cem milímetros.

A condição de chuva melhora novamente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com acumulados na faixa de cinquenta a setenta milímetros. Também chove na parte sul do Paraná e no norte do Paraná com menor intensidade. No Mato Grosso do Sul como um todo as condições de chuva também voltam, mesmo sendo de menor intensidade. Também há pancadas de chuvas isoladas no centro-oeste do estado de São Paulo e continua chovendo no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No litoral leste do nordeste também há chuva fraca e isolada. A estação mais significativa é no sudeste da Bahia, onde o acumulado deve chegar na faixa de trinta a cinquenta milímetros até a próxima sexta-feira. Também há chuva isolada no Acre, Rondônia e grande parte do Amazonas e Pará.

Veja o quadro Clima & Agricultura completo com Francisco de Assis no vídeo abaixo:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h