T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Aliados de Lula reavaliam impacto positivo de eventual prisão de Bolsonaro

Aliados do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso acreditam que uma eventual prisão do ex-Presidente Jair Bolsonaro (PL) neste momento poderia sustentar a tese de que o ex-Presidente é alvo de perseguição. Eles indicam como melhor alternativa a ampliação das restrições contra ele.
Nessa segunda-feira (25), parlamentares chegaram a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) para solicitar a prisão preventiva de Bolsonaro após a divulgação da notícia do “The New York Times” de que o ex-Presidente passou dois dias na Embaixada da Hungria no Brasil em fevereiro, dias após o STF ter determinado a apreensão do seu passaporte.
Apesar do burburinho inicial, parlamentares alinhados ao governo passaram a defender nos bastidores que uma eventual ordem de prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, poderia inflamar a militância que apoia o ex-Presidente. A medida, avaliam, fortaleceria a tese de que Bolsonaro é um perseguido político.
Há a leitura de que as provas contra o ex-Presidente ainda são juridicamente frágeis e que é preciso cautela para evitar que qualquer movimento equivocado acabe o beneficie e facilite a narrativa de vitimização.
Apesar desse sentimento de cautela, aliados de Lula avaliam que a iniciativa de Bolsonaro de ter ido à Embaixada da Hungria é suficiente para a ampliação do rol de medidas restritivas contra ele.
Além de já ter o passaporte apreendido, Bolsonaro está proibido de falar com outros investigados e não pode participar de eventos militares. Restrições adicionais poderiam incluir a obrigatoriedade do uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de visitas a embaixadas.

Valor

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h