T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Após atacar portos, Rússia ameaça navios comerciais e trigo bate no limite de alta em Chicago nesta 4ª

Compartilhe:

(NOTÍCIAS AGRÍCOLAS) – Os futuros do trigo vão acumulando fortes altas nas bolsas internacionais nesta semana em função das últimas notícias vindas da região do Mar Negro e da escalada da guerra entre Rússia e Ucrânia. E no início da tarde desta quarta-feira (19), os futuros do cereal bateram no limite de alta, alcançando ganhos de mais de 7%. Assim, perto de 12h40 (horário de Brasília), o setembro tinha US$ 7,22 e o março, US$ 7,54 por bushel.

Os recentes ataques russos aos portos ucranianos logo na sequência da Rússia ter saído do acordo agravaram a cena do mercado. “Isso já muda o patamar, porque mesmo que abra o corredor novamente não teria a inflaestrutura”, explica o analista da Safras & Mercado, Élcio Bento.

Além disso, as notícias mais recentes dão conta ainda de que a Rússia estaria ameaçanndo navios comerciais, intensificando ainda mais as incertezas sobre os negócios. “A RIA – Agência de Notícias russa – afirmou que irá considerar navios inimigos todos aqueles que estiverem operando em portos da Ucrânia. A grande dúvida é se a Rússia vai continuar exportando trigo. E por onde”, explica o time da Agrinvest Commodities.

Ainda de acordo com a consultoria, “do lado da Ucrânia, estão em jogo dois milhões de toneladas de milho por mês, um milhão de trigo, 120 mil de cevada e 120 mil de óleo de girassol”.

Ao mesmo tempo, o analista da Safras pondera ainda que, no curto prazo, segue a percepção do mercado de que se trata de muita especulação diante de todo o trigo que está sendo colhido neste momento em outras origens produtoras importantes, como Canadá e países da Europa. Assim, apesar de uma demanda global maior pelo cereal, a oferta também é mais robusta do que a da temporada anterior, o que ajuda a equilibrar o mercado.

“Por falta de trigo não será que os preços vão subir nos próximos meses”, complementa Bento.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h