T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Assessor de Dilma no Brics defende pena de morte para quem discorda do socialismo (Revista Oeste)

O professor de economia Elias Jabbour, que recentemente se afastou da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para assessorar Dilma Rousseff na presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), defende a pena de morte para quem discorda do socialismo.

Durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda, do humorista Rogério Vilela, o professor afirmou que a pena de morte deve ser aplicada àqueles que estiverem “a serviço de potências estrangeiras”. Jabbour diz que Estados revolucionários não devem permitir “subversão ao sistema”, porque podem ver a experiência socialista “ir para o buraco”.

Fonte: Youtube / Inteligência Ltda.

As declarações em que o assessor de Dilma defende a morte de dissidentes do socialismo

“Então vamos matar a galera?”, perguntou Vilela. “Não é matar a galera”, respondeu Jabbour. “É aplicar a lei, maluco. É pena de morte.”

Jabbour afirmou que defende a pena de morte de dissidentes do socialismo porque apenas os pobres morrem no capitalismo. “Mas os pobres não morreram no socialismo?”, interpelou Vilela.

“Tudo bem, mas eram pobres a serviço de uma potência estrangeira.” Vilela rebateu: “Nesse caso, é justificado?” Jabbour respondeu: “Acho que sim. Sou favorável a isso”.

Na mesma entrevista, realizada em 2022, o professor disse que os opositores do governo Jair Bolsonaro não deveriam sofrer com a pena de morte. “Aqui, seriam heróis”, disse. “Porque temos um governo reacionário.”

Entusiasta da China

Na terça-feira 13, Jabbour receberá o principal prêmio literário chinês para estrangeiros, o Special Book Award of China. A premiação se deve à produção do livro China: o Socialismo do Século XXI, escrito em parceria com Alberto Gabriele. Eles publicaram a obra em 2021.

No livro, Jabbour e Gabriele tentam mostrar as supostas vantagens do “socialismo com características chinesas”. O país asiático passou por diversas reformas desde a abertura política e econômica, em 1978.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h