T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Avaliação do governo Lula volta a oscilar para baixo, indica pesquisa Ipec/O GLOBO

Compartilhe:

Levantamento dá indicações negativas para a gestão Lula, que é reprovada por 28% (O Globo)

A recente pesquisa Ipec/O GLOBO mostra uma oscilação negativa na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A parcela da população que considera a administração como “boa” ou “ótima” caiu de 39% para 37% desde abril, enquanto as avaliações “ruim” ou “péssima” aumentaram de 26% para 28%. Aqueles que veem a gestão como “regular” passaram de 30% para 32%.

Fonte: Ipec/O Globo

Embora as variações estejam dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, os números indicam uma tendência negativa da opinião pública em relação ao governo federal no primeiro semestre. A distância entre os grupos satisfeitos e insatisfeitos diminuiu de 17 pontos percentuais em março para nove pontos na pesquisa realizada entre 1º e 5 de junho.

A queda na aprovação ocorre em meio a uma crise do governo com o Congresso e dificuldades na formação de uma base aliada. No entanto, há indicadores positivos na economia, como o crescimento do PIB no primeiro trimestre e a desaceleração da inflação. A CEO do Ipec, Márcia Cavallari, analisa que as oscilações podem ser resultado de uma acomodação natural da avaliação do início de governo e do ajuste entre desejo e percepção.

A pesquisa também revela que a aprovação do governo Lula recuou de 55% para 45% no Nordeste desde abril, mas a região ainda é a que mais avalia positivamente a gestão. As regiões Norte e Centro-Oeste registraram o maior percentual de avaliações “ruim” ou “péssima”, com 33% – um aumento de 21% em dois meses.
A pesquisa Ipec/O GLOBO mostra que 53% aprovam a maneira como Lula está governando o país, enquanto 40% desaprovam. A aprovação de Lula oscilou quatro pontos percentuais desde março, quando 57% aprovavam sua administração, e a desaprovação aumentou cinco pontos, passando de 35% para 40% em três meses.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h