T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Azevém pode ser usado como pastagem em regiões de clima temperado? Foco nas Pastagens responde

Compartilhe:

O azevém é uma graminha forrageira de ciclo anual que pode servir como uma boa alternativa para pastejo em regiões de clima temperado. Semeada no final de março, ela atinge alta produtividade no inverno, proporcionando altos rendimentos de ganho de peso aos animais e, consequentemente, uma boa lucratividade para a fazenda.

Amarildo Francischini Júnior, engenheiro agrônomo com mestrado e doutorado na área de manejo e adubação de pastagens e consultor há mais de dez anos, explica que o azevém pode ser usado tanto para pastejo contínuo quanto para pastejo rotacionado. Em ambos os sistemas, é importante respeitar a capacidade de suporte da área para que a graminha possa produzir o inverno inteiro com boa qualidade.

No caso do pastejo contínuo, é recomendável manter a altura da grama entre 20 e 25 centímetros, oferecendo aos animais quatro vezes mais forragem do que eles vão consumir. O azevém também é uma excelente alternativa para consorciação com outras gramíneas ou leguminosas de clima temperado, proporcionando maior qualidade na forragem e altos rendimentos no desempenho animal.

Por poder ser sobresemeado em pastagens tropicais, o azevém proporciona pastagem de qualidade o ano todo nas regiões de clima temperado na região sul do país. Portanto, a adoção dessa tecnologia da sobresemeadura com a utilização da cultura do azevém é uma ótima e excelente alternativa.

Veja o comentário completo de Foco Nas Pastagens com Amarildo Francisquini Jr:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h